Meu nome é Fernando Kanarski, sou formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuei por 8 anos como Gerente de Métricas na agência HouseCricket e larguei o cargo de sócio na agência para realizar o sonho de viajar o mundo.

Realizei meu sonho, e hoje, sou nômade digital. Já rodei 28 países e só em 2016 pisei nos 5 continentes enquanto trabalhava remotamente.

O nomadismo digital, como é chamado este meu estilo de vida, exige uma organização extrema, pois preciso tentar trabalhar sempre com um prazo mínimo de 6 meses pré-planejados para conseguir melhores preços de passagem e hospedagem.

A rotina de um nômade consiste em viajar por períodos maiores, achar lugares não tão caros e viver como um local, usando transporte público, hospedagem mais em conta e comer como os nativos daquela cidade.

Assim, com um estilo slow travel é possível curtir os destinos e ainda trabalhar, por isso a organização prévia é muito importante.

Você pode entender melhor sobre a rotina de nomadismo, melhores lugares, dicas de como se tornar um também,  pela Live feita especialmente para A Grande Escola, no Facebook. Junto com a Priscila Kamoi, respondi as principais dúvidas e curiosidades sobre esta rotina nômade ao redor do mundo:

Posted by A Grande Escola on Tuesday, August 15, 2017

Para esta transmissão, como forma de presente, eu disponibilizei uma planilha, que uso para organizar financeiramente minhas viagens.  Ela ajuda a calcular todos os principais custos, organizados por categorias (transporte, hospedagem e alimentação). Com ela fica simples calcular todos os custos, além dos valores em moeda local e reais, ja com calculo de IOF e impostos locais quando necessário. Para baixar a planilha, clique aqui.

Autor: Fernando Kanarski

Comentários

comentários