Realizar algo tem dois caminhos possíveis: a motivação e a disciplina para atingir resultados. O primeiro é o mundo ideal e fantasioso, o segundo é o mundo real e correto.

A grande diferença é que a motivação atua na necessidade de um estado emocional para realizar uma tarefa. Já a disciplina separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, evitando angústias da procrastinação que, no fim, melhoram suas emoções.

Quer ter o controle sobre sua rotina e desenvolver hábitos para uma vida com mais disciplina? Clique aqui e saiba mais.

“Não se deve esperar até se estar em boa forma para começar a treinar”

Esperar por um estado mental ideal para iniciar uma tarefa é uma prática de procrastinação. E é aí que o eterno ciclo nasce:

disciplina-foco

Uma pessoa habilidosa na arte de realizar busca deixar seu humor de lado para fazer o que tem que ser feito. O resultado disso: um grande sentimento de dever cumprido e auto-admiração. O que diminui stress, angústia, ansiedade e a depressão pós procrastinação.

Você dificilmente vai desenvolver um entusiasmo por atividades fundamentalmente chatas e miseráveis. E essa tentativa é uma enorme autoflagelação psicológica.

“Gosto tanto dessas planilhas, mal posso esperar para preencher a equação para o valor futuro da anuidade, amo taaaanto meu trabalho”

O prazo de validade da motivação

disciplina-validade

Outro problema relacionado à motivação é que esta se esgota rapidamente. É como um chocolate, que traz satisfação momentânea mas faz seu corpo pedir mais em pouco tempo. Ou seja, a motivação precisa ser constantemente acariciada.

Em contraste a isso, a disciplina é como uma máquina que uma vez colocada em funcionamento, na verdade passa a fornecer energia ao sistema. A produtividade não exige nenhum estado mental.

Em resumo, a motivação é tentar encontrar aquela vontade de fazer as coisas. Disciplina é fazer mesmo se não se tem vontade. Você se sente bem depois.

Como se cultiva disciplina?

disciplina-habitos

Construa hábitos, desde pequenos objetivos ao dia, até que possa mudar aspectos mais significativos da sua rotina. Fatie suas tarefas em pequenas partes. Tenha o controle do que faz, do que fez e do que está por fazer, separando datas para cada uma acontecer.

A disciplina e a organização te liberam da ansiedade de parecer estar fazendo tudo e nada ao mesmo tempo. Pratique.

Leve uma vida com mais disciplina. Conheça conceitos, técnicas e ferramentas.

Resumo adaptado do texto “Screw motivation, what you need is discipline.” do site wisdomination.com.

Comentários

comentários