Quando um determinado tema é discutido em diversas frentes, a primeira coisa que penso é que temos algo a aprender a respeito. Mais do que isso, refletir sobre as diversas opiniões muitas vezes até complementares, torna todo este mergulho ainda mais rico.

Nunca se ouviu falar tanto sobre propósito nos 2 anos, principalmente nos últimos meses. Propósito, missão, sentido, porquê; palavras tão especiais que merecem uma atenção especial. Mas antes de dizer qualquer coisa sobre o que é o tal do propósito que anda pipocando por aí, é preciso se dizer, o que não é.

Propósito não tem nenhuma relação com grana, classe social, como se fosse algo elitizado e para poucos. Quem foi que disse que só se tem propósito, quando uma pessoa larga seu emprego atual para fazer algo totalmente diferente? Quem determinou que propósito é escolher uma carreira e morrer nela? Que é jogar tudo para o alto sem planejamento?

Vou mais longe: Onde se aprendeu que trabalhar com o que se ama, com o tal do propósito é sinônimo de trabalhar pouco, sem dedicação, esforço e não fazer nunca mais, nada que não curte? E quem disse que propósito só tem relação com a carreira?

Por favor, não vamos destruir o nosso propósito… Vamos honrar a nossa verdade!

Todos nós estamos aqui para realizar algo ou você acha que está aqui a passeio, só para trabalhar e pagar contas?

Propósito é um modo de operar, é usar os seus talentos a serviço de algo que faça sentido para você. É o que traz significado para as suas ações. É escolher algo que faça seus olhos brilharem e utilizar o que possui de melhor para gerar os resultados que espera para sua vida. É se responsabilizar pela sua jornada e assumir o comando da sua história, com uma atitude positiva e autêntica. É compreender o porquê faz o que faz, com seus comportamentos e pontos positivos.

É sair do piloto automático, onde se faz sem pensar e passar a sentir e fazer parte de algo maior. Como se você se encontrasse, se reconhecesse no que faz, ou seja, tomasse consciência que você está aqui para brilhar na sua vida e carreira.

É dar sentido para sua vida e no caso da carreira, encontrar um caminho que traga significado para você. Onde possa sentir-se inteiro, na sua própria pele; deixando sua marca, mostrando sua identidade e não ser mais um no meio da multidão.

“Ah, mas tenho responsabilidades com minha família, preciso sobreviver e não posso me dar ao luxo de trabalhar com o que amo. Meu trabalho é para me ajudar com as contas” ou “Eu trabalho com algo muito chato, mas é um meio de pagar meus estudos, detesto o que faço. Só faço porque preciso”. Podemos pensar e dizer estas frases.

Maslow, nos presenteou com seu lindo trabalho, nos ensinando algo que parece básico; porém é fundamental: precisamos garantir a nossa sobrevivência em primeiro lugar. Precisamos nos sentir seguros e amados posteriormente. Mas isso não quer dizer que você não possa dar o seu melhor e colher os aprendizados com as experiências que vive.

Você pode trabalhar em algo que não gosta, mas pode compreender que faz parte da sua jornada. Que pode colher o máximo de lições sobre postura, liderança, comunicação, relacionamento em algo que não gosta; para ao atuar em algo que ama, colocar em prática o que aprendeu.

Tudo depende de onde coloca o seu foco.

Somente no problema como um abismo profissional ou visualizar aprendizados para sua jornada como algo que faz parte de sua história. É uma pedra no caminho que impede de evoluir ou que faz parte da paisagem que enriquece seu crescimento.

proposito-carreira

Pare de julgar e apontar o caminho do outro, pois você se esquece da sua própria jornada. Cada um faz a sua escolha. Todos temos contas para pagar e mesmo assim você pode dar um sentido para o que faz, viver e trabalhar com mais propósito. Parece mais uma desculpa para se sabotar. Afinal, nós somos nossos maiores vilões e sabotamos os nossos sonhos.

Jogar tudo para o alto, sem reflexão e planejamento é loucura; mas ficar onde está apenas reclamando e infeliz também é.

Trabalhar com o que se ama, não quer dizer que nunca mais fará nada que não curte. Sim, você terá atividades que não gosta de fazer, que são essenciais para seus resultados. Porém, a maior parte do tempo estará utilizando os seus talentos em algo que faz sentido para você. Vai se divertir e sentir-se conectado à sua verdade.

Isso é viver e ter uma carreira com propósito. É encontrar um sentido no que faz com seus dons e talentos. É saber onde quer chegar e curtir cada passo. Afinal, a direção é mais importante que a velocidade.

Será que você teria a coragem de viver sua verdade e escolher um caminho mais autêntico? Mergulhe, pratique o autoconhecimento, pois as respostas estão dentro de você.

Propósito é para todos aqueles que querem viver com mais sentido. É escolher o caminho que faça mais conexão com quem você é: pedir demissão, mudar de carreira, desenhar uma nova função, dar o seu melhor no trabalho atual, planejar seu futuro não deixando nas mãos de terceiro. É tudo que te coloque em movimento, como protagonista de sua história.

Bora construir uma vida e carreira com mais significado e brilho nos olhos? Não destrua seu propósito, honre a sua verdade: curso Intensivo Carreira com Significado, dia 29/07 às 9h30

Autora: Aline Gomes
Fonte: Sacadas de Carreira

Comentários

comentários