Bons líderes são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não significa apenas ter habilidade de um grande orador. É necessário ter assertividade na hora de expor suas ideias. O bom comunicador nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso são bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.

A assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros.

Na comunicação, o comportamento não assertivo ou o agressivo, raramente consegue fazer com que atinjamos o nosso objetivo.

A pessoa não assertiva acaba perdendo negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimentos e hostilidade. Já a pessoa assertiva, pode expressar discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento e não à pessoa, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba exatamente o que deseja ou precisa sem tentar dominar, humilhar ou insultar.

A assertividade deve ser treinada. Quando estamos dispostos a desenvolver uma área que favorece tanto nosso crescimento profissional quanto pessoal, abrimos espaço para o conhecimento. Quando o buscamos, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente. Assim, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com sucesso nossos objetivos. Principalmente se um deles é tornar-se um bom líder.

Veja abaixo, cinco dicas poderosas para exercitar e treinar a assertividade:

1.    Tenha conhecimento do que fala:

 

Evite sair falando o que não tem um real conhecimento. Busque informações a respeito do que quer transmitir.

2.    Seja claro e direto:

 

A comunicação assertiva vai direto ao ponto, mas cuidado para não parecer agressivo. Exponha suas ideias sem rodeios, mas evite julgar ou impor seu ponto de vista.

 

Quer aprender mais sobre comunicação não violenta? Esse curso pode te ajudar.

 

3.    Cuidado com a linguagem:

 

Devemos ter cuidados com o nosso idioma. Quando usamos, principalmente, a forma escrita e não prestamos atenção na forma correta do uso da linguagem, podemos passar uma mensagem diferente de como era para ser transmitida.

4.    Expressão corporal:

 

Fique atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. Transmitimos mensagem e sinais o tempo todo durante uma conversa. Procure saber mais a respeito.

5.    Use a Empatia:

 

Pense em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica.

 

 

Comentários

comentários