Não tem jeito, você com certeza já se pegou desesperado chorando por não ter tempo para escrever um artigo, terminar de ler o livro, estudar, se encontrar com os amigos, trabalhar, DORMIR, se alimentar… e a lista nunca acaba.

Meu primeiro semestre de mestrado foi o pior semestre da minha vida, até que eu recebi um conselho do professor com quem eu trabalhava que mudou minha vida: Você precisa administrar seu tempo do mesmo jeito que administra seu dinheiro. É necessário ter disciplina e foco, mas com organização é sim possível organizar seu tempo, fazer tudo o que você precisa e ainda por cima ter (relativamente) uma vida.

 

1. Entenda que seu tempo é um recurso escasso, você só tem 24 horas por dia e sete dias por semana.

Conte quantas horas você gasta para fazer suas atividades do dia a dia, até mesmo as coisas pequenas como alimentação e deslocamento. Cada hora do seu dia conta.

2. Determine quantas horas por dia você vai gastar com cada atividade.

Quanto tempo você vai dormir, quanto tempo vai ler, quanto tempo vai trabalhar? Escolha cautelosamente quantas horas por dia você vai gastar com cada atividade do seu dia. Programando suas horas você vai perceber quantas horas desperdiça e quantas horas não são bem aproveitadas.

3. Planeje sua semana.

Faça um esquema semanal com tudo o que você vai fazer todos os dias. Escolha que dia você vai trabalhar em qual projeto e reserve um dia na semana para cada um deles. Separe 30 minutos no final de semana e planeje tudo o que você vai fazer durante e semana em detalhes.

4. Coloque no papel.

Planeje o seu dia hora a hora e coloque tudo no papel. Faça um esquema com os horários que você vai fazer tudo. Seja meticuloso, não se esqueça de nada. Planeje a hora que você vai acordar, quanto tempo vai usar para se arrumar e chegar ao trabalho, quantas horas vai gastar em cada atividade.

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 5. Mantenha seus prazos e deadlines em ordem.

Coloque no seu calendário todos os prazos que você tem. Tenha eles sempre em vista e lembre-se deles quando estiver planejando sua semana.

 

6. Priorize o que é importante, não o urgente.

Se você não terminou as leituras para a aula do dia seguinte no tempo que você determinou, não use o tempo do artigo que é só para o final do semestre para fazer isso. Tenha sempre em mente que o importante é sempre importante não importa se o prazo está perto ou longe. Reserve um tempo do seu dia ou semana para projetos de longo prazo que sejam importantes e não os use para outra atividade.

7. Tenha seu planejamento sempre em vista.

Coloque seu planejamento na sua parede, escaninho ou tela de fundo do computador, o importante é estar em um lugar onde você vai ver todos os dias não vai se esquecer.

8. Cumpra seu horário!

Tenha disciplina. Talvez no início seja difícil, mas eu te prometo que se você fizer um horário ajustado, baseado no bom senso (por favor, não planeje dormir 4h por noite!) e cumprir, você vai conseguir fazer tudo o que precisa.

9. Separe um tempo para você.

Tire umas boas horas na semana pra relaxar. Recarregar as energias é muito importante, não só para evitar enfartar com 25 anos, mas também para ter uma maior produtividade nos momentos que você estiver estudando ou trabalhando. Um dos meus professores nos recomendou um dia na semana sem fazer nada, mas até hoje eu não consegui realizar esse feito. Mas se você separar as noites de final de semana e metade do dia no domingo já é o bastante para se recarregar e encarar mais uma semana de longas jornadas de estudo.

 

Ter tempo para fazer tudo o que a vida nos exige não é fácil. Mas com um pouco de dedicação, disciplina e foco eu tenho certeza que você vai conseguir fazer tudo dentro do prazo.

 

Autor: Barbara Soares dos Santos
Fonte: Pós-graduando/

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